
Cachoeiro de Itapemirim é como a maioria das pessoas já sabe é a capital brasileira do mármore e o maior pólo de beneficiamento de rochas das Américas, fazendo do comércio das rochas a base da economia desta cidade, são muitos os empregos gerados neste setor.
O Estado do Espírito Santo possui mais de 890 empresas no setor de Rochas Ornamentais, gerando cerca de 20.194 empregos diretos. O município de Cachoeiro de Itapemirim é o principal núcleo de desenvolvimento possuindo 567 empresas, aproximadamente 63,71% das empresas do estado.
Todas estas informações fazem parte da realidade de nossos alunos, quando não tem alguém da família que trabalha nas rochas, conhecem pelo menos alguém que o faz. Com então ficar omisso a esta situação? Como não sair dos livros didáticos para a prática?
Então foi o que fizemos, os alunos conheceram em sala o que são e como se formaram as rochas, trouxeram rochas para análise, discutimos dados sobre as rochas e o município de Cachoeiro (dados familiares/empregos – gráficos) e para concluir este trabalho realizamos uma entrevista a uma Marmoraria do distrito de Córrego dos Monos, Rocha Forte, que de forma acolhedora recepcionou-nos e disponibilizou um funcionário para esta atividade, na qual os alunos puderam ver de perto o funcionamento de uma empresa que trabalha neste setor. Conheceram os maquinários empregados no beneficiamento das rochas, como é realizado o trabalho, o valor das rochas, o local de extração, o destino dos resíduos, as técnicas de segurança neste trabalho, a média de salário dos funcionários deste setor, dentre outras informações de relevância para sua vida. Cada aluno teve então a oportunidade de realizar perguntas e obterem respostas para suas dúvidas, o que na sala de aula dificilmente poderia ser realizada com tamanha satisfação.
Puderam também vivenciar que existem diferentes atribuições profissionais, que exigem habilidades e formações diferenciadas dentro deste setor, vivenciando que diversas disciplinas são utilizadas na prática (matemática, geologia, biologia, linguagens, arte), vislumbrando assim diferentes formas de trabalho.
Foi uma atividade muito edificante e prazerosa, para concluí-la realizamos um delicioso piquenique, com brincadeiras e uma roda de conversa para concluir os trabalhos.
Parabéns alunos pelo comportamento e comprometimento!
Postado pela professora Josiane